Universidade do Minho  

                 
 
  Autenticação
 
Contactos
Contactos.
Mapa do Site
   
  imprimir
 
Cidade de Guimarães
 
Cidade de Guimarães 

A criação da cidade de Guimarães, remonta a tempos anteriores aos da fundação da nacionalidade, e é bem mais que o simples nascimento de uma cidade. Ela antecede e prepara a fundação de Portugal, é o berço onde iriam nascer não só o seu príncipe mas também o Reino.

Em Guimarães, encontra o visitante numa das torres da antiga muralha da cidade, a inscrição "Aqui nasceu Portugal". Esta inscrição refere-se aos acontecimentos aqui passados que levaram à fundação da nacionalidade Portuguesa, que tiveram início na batalha de S. Mamede, em 24 de Junho de 1128, e que culminaram com o reconhecimento de D. Afonso Henriques como 1º Rei de Portugal.

Se Portugal é em si um destino turístico, a cidade de Guimarães é uma referência obrigatória para todo o visitante. A sua história, a riqueza monumental, artística e museológica, conjugadas com a variedade de cores que a natureza nos oferece, constituem uma oportunidade única para uma viagem inesquecível.

Locais de Interesse
- Castelo de Guimarães
- Bosque da Colina Sagrada
- Paço dos Duques de Bragança
- Igreja dos Santos Passos
- Museu Alberto Sampaio
- Praça de Santiago
- Palácio de Vila Flor
- Rua de Santa Maria

Artesanato
Bordados em Linho
Cerâmica  a famosa "cantarinha dos namorados"
A arte dos ferreiros e o trabalho em filigrama
Objectos de madeira

Festas e Romarias

Festas Gualterianas

Estas festas religiosas têm lugar no primeiro fim-de-semana de Agosto e são consideradas como uma das mais importantes da província do Minho, onde especial atenção é dada à promoção das actividades económicas e culturais da cidade.

Festas Nicolinas
Estas festas têm lugar no fim de Novembro e início de Dezembro, e são organizadas pelos estudantes de todas as escolas secundárias de Guimarães.

    

 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
  ECTS - Label   SD - Label