Universidade do Minho  

                 
 
  Autenticação
 
Contactos
Contactos.
Mapa do Site
   
  imprimir
 
Descrição Genérica
 
Descrição Genérica da UM 

A Universidade do Minho (UMinho) é uma universidade pública com autonomia administrativa e financeira. Foi fundada em 1973 e iniciou a sua atividade académica em 1975/76. É uma das então denominadas "Novas Universidades", que mudaram profundamente o cenário do ensino superior Português.

Localizada na região do Minho, conhecida pela significativa actividade económica e pela juventude da sua população, a Universidade do Minho tem desempenhado o papel de agente de desenvolvimento da região. Os cursos da Universidade estão fortemente dirigidos para o mercado de trabalho. A Universidade do Minho trabalha em estreita relação com os empregadores de forma a assegurar que os estudantes adquiram as competências necessárias ao seu futuro desempenho profissional.

Embora a Universidade do Minho seja uma universidade nova, tem muito boa reputação no que diz respeito à investigação e ao desempenho educacional. Com uma população estudantil de mais de 18000 e com cerca de 1000 docentes e quase 600 técnicos e pessoal administrativo, a Universidade do Minho é uma das maiores universidades portuguesas.

A administração da universidade está localizada em Braga e a maioria das actividades cientifícas e académicas são desenvolvidas em dois pólos: o campus de Gualtar, em Braga, e o campus de Azurém, em Guimarães. Os cursos de Ciências, Economia, Gestão, Letras, Direito e Ciências da Saúde estão predominantemente sediados em Braga, enquanto que Arquitetura e a maior parte dos cursos de engenharia são oferecidos em Guimarães. A Universidade do Minho também oferece uma grande variedade de cursos de pós-graduação em todas estas áreas de estudo.

Os estudantes que vêm para a Universidade do Minho podem contar com cursos de qualidade e com padrões de ensino elevados. A qualidade dos cursos resulta de pessoal altamente motivado, acompanhamento cuidado, adopção de métodos de ensino inovadores e de um desenvolvimento curricular adequado às exigências do mercado de trabalho.

A Universidade do Minho organiza as suas atividades, desde a sua criação, de acordo com o então chamado "modelo de gestão matricial". Este modelo baseia-se na interação entre os projetos e as unidades orgânicas e de recursos. Os projetos são: o ensino, a investigação e os serviços especializados à comunidade. As unidades orgânicas da Universidade do Minho são designadas como: Escolas, Unidades Culturais e Serviços de Apoio. Esta estrutura organizacional proporciona um enquadramento muito flexível para a interdisciplinariedade científica e, funcionando, aumenta o uso efetivo dos recursos disponíveis e garante, por si só, a eficiência das instituições.

A Universidade do Minho está organizada por Escolas/Institutos, cada uma contendo vários departamentos, como se segue:

-    Escola de Ciências: Biologia, Química, Ciências da Terra, Matemática e Aplicações, Física;

-    Escola de Economia e Gestão: Economia, Gestão, Relações Internacionais e Administração Pública;

-    Escola de Engenharia: Engenharia Biológica, Engenharia Civil, Electrónica Industrial, Informática, Sistemas de Informação, Engenharia Mecânica, Engenharia de Polímeros, Engenharia de Produção e Sistemas, Engenharia Têxtil;

-   Instituto de Ciências Sociais: Ciências da Comunicação, História, Sociologia, Geografia e Planeamento;

-    Instituto de Educação: Ciências Sociais da Educação, Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa, Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão, Psicologia da Educação e Educação Especial, Teoria da Educação e Educação Artística e Física;

-    Escola de Psicologia: Psicologia Aplicada, Psicologia Básica;

-    Instituto de Letras e Ciências Humanas: Estudos Asiáticos, Estudos Ingleses e Norte-Americanos, Estudos Românicos, Estudos Germanísticos, Estudos Portugueses e Lusófonos, Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos, Filosofia e Cultura, Música, Teatro;

-    Instituto de Estudos da Criança: Expressões artísticas e Educação Física, Ciências da Educação da Criança, Ciências Integradas e Língua Materna;

-    Escola de Direito: Ciências Jurídicas Gerais, Ciências Jurídico-Privatísticas, Ciências Jurídicas Públicas, Ciências Jurídicas Públicas;

-    Escola de Ciências da Saúde;

-    Escola de Arquitetura;

-    Escola Superior de Enfermagem.

As grande maioria das aulas são lecionadas em Português mas os exames podem ser feitos numa outra língua, dependendo de acordo prévio entre o estudante e cada docente.

A Universidade do Minho encoraja os seus estudantes a explorarem o seu potencial ao máximo, tornando-os capazes de responderem às necessidades do mercado de trabalho. Os alunos formam-se com uma compreensão muito vasta da sua área de estudo e com capacidades relevantes para o mundo de trabalho, como as de comunicação e de utilização de computadores.

    

 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
  ECTS - Label   SD - Label