Universidade do Minho  

                 
 
  Autenticação
 
Contactos
Contactos.
Mapa do Site
   
  imprimir
 
 ECTS
 
O ECTS na Universidade do Minho 
 

O ECTS, Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos, foi desenvolvido pela Comissão Europeia no sentido de estabelecer procedimentos comuns para garantir o reconhecimento académico de períodos de estudo no estrangeiro. Permite medir e comparar resultados académicos, e transferi-los de uma instituição para outra.

O Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos é um sistema centrado no estudante, baseado na carga de trabalho que o estudante deverá ter para atingir os objectivos de um determinado programa/unidade curricular. Esses objectivos são idealmente especificados em termos de resultados de aprendizagem e competências a serem adquiridos.

Desde o início, a Universidade do Minho (UMinho) reconheceu a importância do sistema ECTS e da correcta aplicação das suas ferramentas. Em 1994/1995, participou no projecto-piloto ECTS na área da História, e, desde 1995/1996, implementou a extensão do ECTS em todas as áreas de estudo representadas. Tendo sido criados novos cursos, a UMinho despendeu esforços para que estas novas áreas e respectivas unidades tivessem a oportunidade de adoptar o sistema de uma forma gradual e sistemática. Em 2004, a Universidade do Minho viu aprovada a sua candidatura ao ECTS Label, fazendo parte das primeiras 11 instituições europeias a receberem este importante selo de qualidade. A nível nacional, é a única Instituição de Ensino Superior que detém simultaneamente o ECTS e Suplemento ao Diploma Labels.

É importante salientar que, na UMinho, o ECTS é obrigatoriamente utilizado em todas as actividades de mobilidade de estudantes, tendo sido alargado à cooperação com países terceiros.

Com este Pacote Informativo, em versão portuguesa e inglesa, a UMinho pretende oferecer a todas as Universidades (Docentes e Estudantes) com que colabora, bem como aos seus actuais e futuros estudantes informação institucional relevante, sobre a sua oferta formativa e informações práticas de carácter genérico, no sentido não só de promover a transparência necessária à organização de qualquer período de estudos, como também auxiliar os estudantes que tencionam escolher a UMinho como instituição de origem e/ou acolhimento na sua decisão.


 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
  ECTS - Label   SD - Label